SINTOMAS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET
CATEGORIA: SAÚDE MENTAL
A internet possibilita acesso a informações, agiliza a comunicação entre pessoas que estão em diferentes localidades, além de facilitar o acesso a produtos e serviços. Exatamente pelo fato de oferecer tantos benefícios, para algumas pessoas, seu uso pode facilmente se transformar em abuso.
Leia também: Dependência da internet: a nova doença do século
São utilizadas diversas terminologias para se referir a dependência a internet: vício em internet, uso excessivo, uso problemático, uso compulsivo, ou uso patológico de internet (UPI). Em termos de abrangência, segundo um estudo conduzido pela Universidade de Medicina de Stanford, 1 em cada 8 norte-americanos apresenta, pelo menos, um sinal de dependência de internet.
Nem sempre a dependência de internet é facilmente detectada, pois em muitos casos, o uso acadêmico ou profissional pode encobrir o uso excessivo. Mas quais são os indícios de que uma pessoa faz UPI?
O dependente geralmente:
se conecta com o objetivo de aliviar estados de ansiedade, solidão ou depressão;
permanece conectado por períodos de tempo cada vez mais extensos;
pode ter queda de produtividade no trabalho, ou piora no desempenho escolar devido ao excesso de tempo online;
pode ter perdido algum relacionamento significativo, ou uma boa oportunidade profissional em decorrência do uso exagerado da internet;
costuma negar ou minimizar os impactos negativos que o uso patológico de internet pode trazer a sua vida;
já tentou, sem sucesso, controlar ou reduzir o tempo que gasta na web e costuma preferir as interações virtuais à interações face a face.
Há diversos outros sintomas, mas é importante ressaltar que a incapacidade do usuário em controlar a quantidade de tempo que passa online é vista como uma das principais características de dependência. Vale frisar ainda que a dependência de internet pode causar sofrimento e trazer grandes prejuízos à vida do usuário, por isso quando alguém tem a rotina corrompida pelo uso excessivo da internet é aconselhável buscar ajuda profissional.
E você, se encaixa em algum desses sintomas?
ESCRITO POR: VIDA & SAÚDE